Desafios socioambientais da Bahia


A mineração de ouro na região de Jacobina, realizada pela empresa canadense Yamana Gold, afeta o território do povo indígena Payayá, que reivindica a demarcação de sua terra, de cerca de 54 mil hectares.


A Bahia, um estado brasileiro conhecido por sua rica biodiversidade e cultura vibrante, está atualmente enfrentando uma série de desafios socioambientais. Estes desafios incluem desmatamento, poluição da água e disputas territoriais, que ameaçam não apenas a biodiversidade do estado, mas também têm implicações profundas para as comunidades humanas que dependem desses ecossistemas para sua subsistência.

A mineração de ouro na região de Jacobina, realizada pela empresa canadense Yamana Gold, é um exemplo de como esses desafios estão afetando o território do povo indígena Payayá, que reivindica a demarcação de sua terra, de cerca de 54 mil hectares.

Grandes corporações estão explorando a biodiversidade da Bahia, o que está causando tensões nas comunidades tradicionais. Essas ações estão geralmente ligadas a projetos de desenvolvimento, como a construção de grandes empreendimentos turísticos, industriais e agropecuários. Esses projetos muitas vezes impactam negativamente o meio ambiente, deslocam comunidades de suas terras e causam conflitos sociais1.

O paradoxo é que um governo progressista, que tem sua base nos movimentos sociais, pequenos agricultores e comunidades tradicionais, está simultaneamente flertando com o grande capital que se apresenta como ator na desestruturação socioambiental dessa base progressista.

Os governos de Wagner, Rui e Jerônimo desempenharam um papel importante na modelagem da situação socioambiental da Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues defendeu o modelo petista de governar a Bahia dos ex-governadores Wagner e Rui. Ele afirmou que as eventuais mudanças que acontecerem durante a sua gestão serão “para melhor".

No entanto, apesar dessas promessas, muitos desafios permanecem. A questão da regularização ambiental de povos e comunidades tradicionais ainda é uma preocupação importante. Nesse contexto, é crucial entender o papel de alguns atores nesse processo e o desempenho destes na fragilidade socioambiental dos territórios e das comunidades... Continue lendo no site https://pagina13.org.br/desafios-socioambientais-da-bahia/

Nenhum comentário: