O Poder do Dinheiro: Uma Reflexão sobre a Geopolítica Atual

"Por causa dessa geopolítica instalada, proposta pelos economistas e imposta pela mídia, o centro do mundo hoje não é o homem, é o dinheiro. Isso abriu espaço para todo tipo de barbárie pela qual a gente deixa morrer crianças, velhos e adultos, tranquilamente". (Milton Santos) 


Em um mundo onde a busca pelo lucro muitas vezes se sobrepõe à valorização da vida humana, as palavras do renomado geógrafo Milton Santos ecoam com uma relevância cada vez mais gritante. A geopolítica contemporânea, moldada por interesses econômicos e difundida pela mídia, tem deslocado o foco do homem para o dinheiro, transformando-o no epicentro das decisões e ações globais. 

Ao priorizar o capital em detrimento do bem-estar das pessoas, abre-se um cenário propício para a perpetuação de injustiças e barbáries que afetam diretamente os mais vulneráveis da sociedade. Crianças, idosos e adultos são vítimas desse sistema que, de forma muitas vezes velada, permite a negligência e a indiferença diante de suas necessidades mais básicas. A desumanização causada pela supremacia do dinheiro nos leva a questionar os valores e princípios que regem nossa sociedade. Onde deveria prevalecer a solidariedade e o cuidado mútuo, observamos a prevalência do individualismo e da ganância, resultando em tragédias humanas que poderiam ser evitadas. 

É urgente uma reflexão profunda sobre o papel do dinheiro e do poder na configuração do mundo atual. O desafio é resgatar a centralidade do ser humano em meio a essa teia complexa de interesses econômicos e geopolíticos, buscando construir uma realidade mais justa e equitativa para todos. 

Em suma, as palavras de Milton Santos nos convidam a repensar nossas prioridades e ações, a fim de resgatar a essência da humanidade e garantir que o dinheiro seja um meio para promover o bem-estar coletivo, e não um fim em si mesmo. É hora de reconhecer o valor intrínseco de cada vida e de redefinir o verdadeiro centro do mundo: o ser humano.

Nenhum comentário: